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O que é Cobertura Básica?
É a chamada cobertura compreensiva (Colisão/ Incêndio/ Roubo e Furto) que objetiva indenizar o segurado dos prejuízos que venha a sofrer em consequência de danos materiais causados ao veículo segurado provenientes dos riscos cobertos.
 
O que significa Transferência de Direitos e Obrigações?
Na transferência de propriedade do veículo, o Segurado deve comunicar, prévia e formalmente, tal fato à Seguradora para que ela analise se aceitará o novo risco decorrente da transferência do seguro. Caso a comunicação não ocorra, haverá a perda da garantia sem indenização e o cancelamento da apólice.
A transferência de direitos e obrigações extingue o bônus da apólice. O bônus - por ser direito pessoal do Segurado - não poderá ser transferido para o novo proprietário do veículo.
 
O que significa bônus?
É um desconto aplicado na renovação da apólice dos clientes que não utilizaram o seguro durante a vigência anual. É pessoal e intransferível. A classe de bônus poderá ser utilizada inclusive vindo de outras seguradoras.
 
O que é "perfil do condutor"?
É uma modalidade que algumas seguradoras utilizam para beneficiar o segurado. Os descontos variam de acordo com características específicas, como definição de sexo, idade, filhos jovens dentro de uma determinada faixa etária que residem com o segurado, se existe garagem no local de residência, de trabalho e de estudo, além de outros.
 
O que compreende a cobertura de RCFV?
É a cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa de Proprietários de Veículos Automotores, que tem como objetivo reembolsar o segurado das quantias que for obrigado a pagar quando acionado judicialmente, em decorrência de indenizações em virtude de sentença judicial cível transitada em julgado ou de acordo autorizado previamente e de modo expresso pela seguradora, mediante comprovação dos danos involuntários, materiais e corporais causados a terceiros — exceto às pessoas transportadas pelo próprio veículo segurado que só serão reembolsadas se houver contratação de cláusula de APP, mediante pagamento de prêmio adicional.
 
Quem é considerado terceiro?
É a pessoa, sem relação de parentesco ou dependência econômica, a quem, sem nenhuma intenção, o segurado causar prejuízos.
 

O que significa APP?
É a cobertura para Acidentes Pessoais a Passageiros, que garante, dentro dos limites estipulados na apólice, o pagamento de indenização à vítima ou a seus beneficiários, caso o passageiro venha sofrer lesão corporal e/ou morte em decorrência de acidente de trânsito envolvendo o veículo segurado, devidamente licenciado para o transporte de pessoas. Na apólice, será estipulado o Limite Máximo de Indenização por passageiro e por cobertura.
 
Existe cobertura para veículo blindado?
Sim. Blindagem, Carroceria e/ou Equipamentos Especiais estão cobertos, mediante pagamento de prêmio adicional, na ocorrência de um dos riscos previstos na cobertura contratada para o seguro do automóvel, desde que fixados em caráter permanente no veículo segurado, conforme especificado e constatado na vistoria prévia, nota fiscal ou apólice anterior, e
sejam discriminados na proposta, com verba própria, para cobertura em eventual sinistro.
Em caso de perda parcial, o veículo blindado será reparado com peças e itens de blindagem comercializadas no Brasil.
A Seguradora não deduzirá, concomitante com a Indenização Integral do veículo, qualquer franquia nos sinistros de Indenização Integral da carroceria, blindagem e equipamentos especiais.
A Seguradora deduzirá a franquia prevista para carroceria e equipamentos especiais da indenização decorrentes de danos a esses itens, independentemente da franquia relativa ao próprio veículo e das reclamações decorrentes de Indenização Integral ou parcial desses itens.
Para blindagem, será deduzida somente a franquia estipulada na apólice para o veículo segurado.
 

O que compreende a cobertura de Carta Verde?
A Cobertura Adicional de Carta Verde trata-se de um seguro obrigatório, aprovado desde 01.07.1995, conforme Resolução n.º 120/ 94 do Grupo Mercado Comum do Mercosul, para Responsabilidade Civil do Proprietário e/ou Condutor de veículos terrestres não matriculados no país de ingresso em viagem internacional, para cobrir danos causados a pessoas ou objetos não transportados. A comercialização do seguro se dá conforme processo SUSEP n. 10.003506/01-14. É oferecido a contratação da Carta Verde na Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
 
O que é franquia, no seguro de auto?
É a responsabilidade do segurado na hipótese de sinistro, que arcará com os prejuízos, até o valor estipulado como franquia na apólice. A Seguradora responderá pelos prejuízos que excederem a franquia, desde que estejam limitados ao valor de mercado do veículo — o qual é apurado com base na tabela de referência e no fator de ajuste escolhido pelo Segurado, ambos estipulados quando da contratação do seguro.
 
Quando ocorre indenização integral?
Ocorrerá a Indenização Integral sempre que os prejuízos e/ou despesas relativas ao conserto do veículo segurado resultantes de um mesmo sinistro forem iguais ou superiores a 75% (setenta e cinco por cento) do valor do veículo referência da tabela estipulada na apólice, obtido na data do aviso de sinistro, considerando-se o fator de ajuste contratado pelo Segurado para cobrir o veículo.
 
Tenho direito ao carro extra?
Na ocorrência de sinistro coberto e indenizado de Casco, em que o prejuízo exceder o valor da franquia, a Seguradora disponibilizará ao Segurado um veículo locado de marca nacional, modelo básico de 1000 cilindradas e sem adaptação, conforme opção contratada e desde que atendidos todos os critérios estabelecidos.
 
Quais são as condições para Locação do carro extra?
a) a verba contratada para a locação do veículo é cumulativa, ou seja, contabilizada em uma ou mais ocorrências durante a vigência da apólice;
b) o veículo locado deverá ser conduzido por pessoa maior de 21 anos, habilitada há no mínimo 2 (dois) anos;
c) o segurado deverá informar à locadora a hipótese de o veículo ser dirigido por mais de 1 (um) condutor que esteja nas condições do item b) desta seção. A locadora deverá registrar essa informação no contrato de locação;
d) o veículo locado deverá ser utilizado sem fins lucrativos e apenas para transporte de pessoas, observando-se seu limite de capacidade.
e) Assinatura do Contrato de Locação: na retirada do veículo, o segurado assinará o boleto do cartão de crédito ou cheque caução no valor estabelecido pela locadora e o contrato de locação, em que constam as condições específicas da operação. Essa reserva poderá ser utilizada pela locadora, até seu limite, como pagamento parcial ou total da franquia contratual, quando em decorrência de sinistro com o veículo locado.
f) Alteração de Tipo do Veículo Locado: o segurado poderá optar pela locação de veículo diferente daquele determinado em contrato. Todavia, a Seguradora pagará somente a diária de um veículo nacional, popular, básico, de 1000 cilindradas e sem adaptação. A diferença da diária será de responsabilidade do Segurado, inclusive no período de cobertura concedido pela cláusula contratada.
 
Existe franquia para a cobertura de vidros?
Sim. Na troca de para-brisa, vidro traseiro, retrovisores, faróis e/ou lanternas do veículo segurado, será cobrada, para cada peça, a franquia estipulada na apólice. Não haverá franquia para reparos nos vidros e para troca da lente do retrovisor e dos vidros laterais, quando houver cobertura contratada.
 
O que é Assistência Automotiva?
É a garantia de assistência quando o veículo estiver impossibilitado de locomoção por ocorrência de sinistro, pane elétrica ou mecânica, falta de combustível, necessidade de troca de pneus, acidente ou problemas com as chaves do veículo. O prestador de serviço, quando possível, efetuará o reparo no local da pane. Se a execução de tal serviço não for possível, o veículo deverá ser rebocado para a oficina de escolha do segurado. Se a pane ou o sinistro ocorrer fora da cidade de domicílio, o segurado deverá optar pela oficina mais próxima do local da ocorrência ou por uma localizada em sua cidade de domicílio. Os serviços de reparo ou locomoção somente deverão ser realizados na presença do segurado ou de seu representante, munido de documentos e chaves do veículo.
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Departamento de Seguros da APMP
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